top of page

Release - 6ª Etapa em Bagé

A 6ª Etapa do Circuito em Bagé tratará do “Novo” Papel da Pecuária.

O Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio, promovido pelo Instituto de Educação no Agronegócio (I-UMA) em parceria com lideranças empresariais, fará a sua sexta etapa em BAGÉ/RS, abordando temas importantes para a produção agropecuária da região com especialistas no agronegócio.

Em 24 de setembro, das 14h00 às 16h00, o Auditório da Embrapa Pecuária Sul em Bagé será palco de pautas relevantes para o agronegócio. Entre os assuntos que serão abordados no evento: o “Novo” Papel da Pecuária; Cenário do Mercado Agro; a Gestão da Propriedade Rural – Como Melhorar os Resultados da Pecuária? Os eventos reúnem formadores de opinião, especialistas, agroempresários, lideranças políticas, cooperativas e entidades setoriais que buscam fomentar o conhecimento aplicado à gestão e à inovação em segmentos estratégicos do agronegócio para a região. O professor Julio Barcellos, Doutor em Zootecnia (UFRGS) fará a primeira palestra do evento fazendo sua exposição sobre Cenários e Tendências para o Agronegócio e para falar sobre o “Novo” Papel da Pecuária, estará presente Marcos Borba, Doutor de Desenvolvimento Rural e Pesquisador da EMBRAPA e o Advogado Marcelo Lopes Vieira falará sobre as Curiosidades Jurídicas Voltadas ao Produtor Rural. A Abertura Oficial será as 14h00 no mesmo Auditório.

ENTRADA FRANCA

As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo e-mail agrocircuito@i-uma.edu.br e informações pelo telefone (51) 3224.6111.

O Presidente do I-UMA, José Américo da Silva, juntamente com o Chefe Geral da Embrapa Pecuária Sul, Daniel Montardo recebem os convidados e participantes da 6ª Etapa do CIRCUITO DE GESTÃO E INOVAÇÃO NO AGRONEGÓCIO em Bagé, neste evento que tem como conexão temática para 2019 “Os Desafios e Prioridades para uma Produção Agropecuária Sustentável e mais Eficiente”.

Com um público altamente qualificado, as etapas do agrocircuito têm reunido dirigentes de entidades, executivos de cooperativas, sindicatos rurais, agroindústrias, associações comerciais, mídia regional, produtores rurais, universidades, prefeitos, secretários de agricultura, meio ambiente, desenvolvimento rural e demais autoridades das macrorregiões onde são realizados os eventos. A edição de encerramento será em Alegrete (28/10).

Esta etapa do circuito é voltada aos municípios da região de Bagé e conta com o patrocínio do BADESUL, a Organização Local do Escritório Sirley Abero Advogados Associados e com apoio institucional da EMATER/RS, EMBRAPA PECUÁRIA SUL, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e Câmaras Setoriais e Temáticas, Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura e FEPAM, Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios, OCERGS, TECNOSINOS, UBAU, mídias parceiras o Portal Direito Agrário, Portal Direito Ambiental, Portal AGROLINK, REVISTA AGRODBO, sendo realizado no próximo dia 24 de setembro de 2019, das 13h30 às 16h00, no Auditório da Auditório da EMBRAPA PECUÁRIA SUL, em Bagé/RS. CENÁRIO DO MERCADO AGRO - GESTÃO DA PROPRIEDADE -

COMO MELHORAR OS RESULTADOS DA PECUÁRIA?

O professor Doutor JÚLIO BARCELLOS, abre a Etapa de São Gabriel. Doutor em Zootecnia (UFRGS), Coordenador do NESPRO - Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da UFRGS, ele tratará em sua exposição sobre o Cenário do Agronegócio – Gestão da Propriedade – Como melhorar os resultados da Pecuária. Para Barcellos, a nova realidade dos negócios do Agro frente aos acordos comerciais e aos mercados consolidados que aumentam suas demandas irão possibilitar a recuperação da renda do setor. Para isto, fazer o que estamos fazendo não será mais suficiente. Inovar produtos e processos, incluindo uma gestão mais profissional e com foco nos resultados será necessário. Por isso, realizamos este encontro para contribuir com as ideias daqueles que fazem o Agronegócio do RS, destaca.

CURIOSIDADES JURÍDICAS VOLTADAS AO PRODUTOR RURAL

A segunda exposição da etapa do evento em Bagé será com o Advogado, Especialista em Direito Previdenciário, com Pós-Graduação em Direito do Trabalho e Direito Ambiental, MARCELO LOPES

VIEIRA. Vieira pondera que, considerando uma evolução cientifica e tecnológica no setor rural, mister o produtor rural, atentar para questões impactantes no âmbito jurídico para as principais demandas oriundas da atividade Rural, tais como crédito, custos de produção, contratos, questões ambientais, segurança jurídica, bem como questões trabalhistas e previdenciárias, ressalta Vieira.

Norteará a fala do advogado, oito questões que envolvem a gestão rural: - Contrato de Integração, o novo contrato típico agrário; Aspectos da responsabilidade civil no Direito Agroambiental; Conselhos ambientais: desenvolvimento sustentável e alterações legislativas; Contratos de venda de safra futura: compromisso X Revisão; Direito de Preferencia nos contratos de arrendamento e parceria; Possibilidade de cumulação de Aposentadoria por idade Rural X Pensão por morte; Trabalho Rural - entre conquistas e desafios;

Para finalizar, Vieira abordará ainda, a Aposentadoria Hibrida, soma do período urbano com o rural. O tempo de serviço rural, ainda que remoto e descontínuo anterior ao advento da Lei 8.213/1991, que pode ser computado para fins da carência necessária à obtenção da aposentadoria híbrida por idade, ainda que não tenha sido efetivado o recolhimento das contribuições, nos termos do art. 48, § 3o. da Lei 8.213/1991, seja qual for a predominância do labor misto exercido no período de carência ou o tipo de trabalho exercido no momento do implemento do requisito etário ou do requerimento administrativo.

DEFESA DA PECUÁRIA

Tema bastante discutido na mídia nos últimos meses, a pecuária é taxada por muitos como vilã do meio ambiente e a proteína bovina como prejudicial à saúde. Nesse contexto, o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul MARCOS BORBA apresenta uma defesa da atividade, com argumentação baseada em dados técnicos e científicos, comprovando que a proteína (tanto carne como leite) tem elementos essenciais à saúde humana e que a pecuária, quando bem manejada, pode prestar importantes serviços ambientais, como a fixação de carbono, por exemplo. O debate se insere no que hoje é considerado o maior dilema do agro em todo o planeta: como atender a demanda por alimentos, em quantidade e qualidade (alimentos saudáveis, nutritivos, feitos através de processos seguros), e, ao mesmo tempo, manter o ambiente de produção preservado. “Associa-se a carne e o leite a diversos problemas, que vão desde questões de saúde, como doenças coronárias e câncer, até questões como aquecimento global, contaminação da água e desmatamento, quando se trata da sua forma de produção. Isso tem estimulado um movimento contrário da sociedade à pecuária, com a defesa de redução ou até supressão dessas proteínas da dieta, substituição por proteínas vegetais, carnes de laboratório, proteína de insetos, etc. Nesse contexto, vamos fazer um apanhado de informações científicas importantes que existem sobre a pecuária, destacando diversos benefícios do consumo dessas proteínas à saúde humana, assim como dados que comprovam um balanço positivo de fixação de carbono quando a pecuária realizada em pastagens é bem manejada, prestando assim um importante serviço ambiental”, destacou Borba.


TEMÁRIO CENTRAL: Os Desafios e Prioridades para uma Produção Agropecuária Sustentável e mais Eficiente

PROGRAMAÇÃO: Credenciamento: 13h30 – Abertura Oficial: 14h00

CENÁRIO DO MERCADO AGRO - GESTÃO DA PROPRIEDADE COMO MELHORAR OS RESULTADOS DA PECUÁRIA?

Júlio Barcellos Doutor em Zootecnia (UFRGS), Coordenador do NESPRO - Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da UFRGS. Atua há mais de trinta anos no Agronegócio, em Gestão e Sistemas de Produção.

CURIOSIDADES JURÍDICAS VOLTADAS AO PRODUTOR RURAL

Marcelo Lopes Vieira Advogado, Especialista em Direito Previdenciário, com Pós-Graduação em Direito do Trabalho e Direito Ambiental.

O “NOVO” PAPEL DA PECUÁRIA

Marcos Borba Pesquisador da Embrapa, Veterinário, Doutor em Desenvolvimento Rural.

SERVIÇO O QUE: Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio – 4ª Etapa São Gabriel (RS) ONDE: Auditório da EMBRAPA PECUÁRIA SUL Endereço: Rodovia BR-153, Km 632,9 Vila Industrial, Zona Rural

QUANDO: 24 de setembro de 2019 QUANTO: Evento Gratuito Credenciamento: 13h30 – Inscrições Antecipadas Solenidade de Abertura Oficial: 14h00 Horário do Evento: Das 13h30 às 16h00 INFORMAÇÕES: (51) 3224-6111 ou e-mails agrocircuito@i-uma.edu.br e i-uma@i-uma.edu.br

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page