top of page

Release - 5ª Etapa Circuito em Santa Maria em 24/07/2018

Santa Maria recebe quinta etapa do Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio 2018

Em 24 de julho, lideranças do agronegócio, cooperativas, produtores, pesquisadores, universidades e autoridades da região se reúnem na sede do Sindicato Rural de Santa Maria, a partir das 14h, para debater temas relevantes para a região. A pauta para esta etapa será a HOLDING RURAL: UM MECANISMO EFICAZ PARA A PROTEÇÃO PATRIMONIAL, REDUÇÃO TRIBUTÁRIA E PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO, PERSPECTIVAS PARA O MERCADO DA CARNE BOVINA - ENTRAVES E OPORTUNIDADES E O PROGRAMA DE GESTÃO SUSTENTÁVEL PARA A AGRICULTURA FAMILIAR. A série de palestras propostas pelo I-UMA (Instituto de Educação do Agronegócio) com apoio técnico da EMATER/RS tem como objetivo disseminar conhecimento e troca de experiências no setor e concluirá a programação deste ano em Teutônia.

Entrada franca. Inscrições devem ser feitas pelo telefone (51) 3224.6111 ou pelo site www.iumaeventos.com.br.

O Presidente do I-UMA, José Américo da Silva, juntamente com o Diretor Técnico da EMATER/RS Lino Moura e o Presidente da Associação Rural Conrado Hoffmann recebem os convidados e participantes da 5ª Etapa do CIRCUITO DE GESTÃO E INOVAÇÃO NO AGRONEGÓCIO, evento que tem como conexão temática para 2018 “Os Desafios e Prioridades para uma Produção Agropecuária Sustentável e mais Eficiente", reunindo conhecimento, tecnologia, produção e gestão no agronegócio. Com entrada franca, o evento conta com o patrocínio do BRDE, SOUZA CRUZ, Empresa gaúcha de Rodovias – EGR, Fasolo Consórcios e L&Z Contabilidade, apoio técnico da EMATER/RS e parceiros institucionais a EMBRAPA, Associação Rural, Sindicato Rural de Santa Maria, de Santa Maria, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Secretaria da Agricultura do RS e Câmaras Setoriais/RS, Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do RS e FEPAM, Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios, OCERGS, TECNOSINOS e mídias parceiras o PORTAL AGROLINK e REVISTA AGRODBO. Esta edição será realizado no próximo dia 24 de julho de 2018, das 13h30 às 16h30, no Sindicato Rural de Santa Maria.

Com uma agenda mensal estes eventos itinerantes levam palestras temáticas técnicas e de mercado atendendo as peculiaridades regionais de produção, de mercado e de negócios, de forma que todos os agentes das cadeias produtivas do Estado sejam os grandes beneficiados. Para fechar a programação de 2018 a última etapa será realizada em Teutônia (18/09).



HOLDING RURAL: UM MECANISMO EFICAZ PARA A PROTEÇÃO PATRIMONIAL, REDUÇÃO TRIBUTÁRIA E PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO.

O painel de abertura desta quinta edição terá a participação do Vice-Presidente Jurídico da Associação Rural de Santa Maria Alexandre Jaenisch Martini, e de Felipe José Tonel de Medeiros ambos sócios-fundadores do MMT Advogados Associados. De acordo com os palestrantes, atualmente identificam-se três grandes problemas relacionados a manutenção do patrimônio rural: a diminuição gradativa do lucro na atividade rural, os gastos excessivos com inevitável sucessão e, ainda, as controvérsias advindas do processo sucessório. Nesse cenário, a criação da holding rural se mostra uma alternativa eficaz para resolver tais problemáticas, vez que se baseia em três pilares: planejamento sucessório, proteção do patrimônio e obtenção de ganhos tributários. Utilizando-se de estratégias e métodos específicos, é possível reduzir em até 2/3 a carga tributária incidente sobre a atividade rural. Assim, a holding oferta benefícios financeiros e estruturais a curto, médio e longo prazo, sendo um importante mecanismo para dar continuidade sustentável à propriedade rural.



PROGRAMA DE GESTÃO SUSTENTÁVEL NA

AGRICULTURA FAMILIAR


O segundo painel do evento abordará o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar da EMATER/RS - ASCAR, no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, instituído pelo decreto 53.052, de 02 de junho de 2016, publicado no DOE em 03 de junho de 2016, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e executado pela Emater/RS-ASCAR. O programa tem por objetivo promover a gestão e a adequação socioeconômica e ambiental das propriedades, acompanhando a execução através de Planos de Gestão para cada estabelecimento rural assistido.


Para falar sobre este tema foi convidado o Engenheiro Agrônomo Pedro Urubatan Neto da Costa, Extensionista do Escritório Regional da EMATER/RS de Santa Maria. A meta do Programa que deverá vigorar entre 2016 e 2019 é sensibilizar 40 mil famílias com a adesão mínima de 20 mil famílias em todos os municípios do Estado. Em 2016, primeiro ano de execução do Programa, 11.087 famílias receberam informações sobre o Programa. Em 2017, mais 12.311 famílias receberam informações, com 5.722 adesões. Para 2018, serão 10 mil famílias sensibilizadas com meta para cinco mil adesões. As famílias que participam do Programa recebem as orientações e avaliações definidas no Plano Anual de Gestão, que é reavaliado pela equipe técnica e pela família no final de cada ano.


Destaca, ainda, o palestrante Mestre em Extensão Rural da EMATER/RS que através desse modelo de trabalho, busca-se inovar a forma de atuação dos técnicos de extensão rural, gerar referências técnicas, econômicas, sociais e ambientais, para qualificar o processo de tomada de decisão, contribuir com a geração de políticas públicas e para aumentar a renda e a inclusão social e produtiva das famílias rurais.


Para administrar com eficiência e eficácia uma unidade produtiva, é imprescindível, dentre outras variáveis, o domínio da tecnologia e do conhecimento dos resultados e dos gastos em cada fase produtiva das atividades, que têm no custo um indicador importante das escolhas do produtor.



PERSPECTIVAS PARA O MERCADO DA CARNE BOVINA -

ENTRAVES E OPORTUNIDADES

Para Fábio Medeiros, painelista do evento e Gerente Sênior Nacional do Programa Carne Angus Certificada da Associação Brasileira de Angus o mercado da carne apresenta importantes oportunidades para os produtores gaúchos. Especialmente para produtos de qualidade diferenciada, aptidão natural do estado do Rio Grande do Sul pelas condições de clima, solo e raças utilizadas na produção de bovinos de corte, as perspectivas são ainda mais otimistas. Entretanto, pondera o Doutor em Produção Animal – Qualidade da Carne (UFRGS) sobre a necessidade de os produtores rurais trabalharem em sintonia com as demandas dos consumidores, qualificando sua produção e explorando ao máximo a genética e as qualidades potenciais de nossa pecuária, uma vez que a produção de cortes Premium não é mais uma exclusividade do Rio Grande do Sul. Neste contexto, é fundamental o entendimento por parte dos produtores rurais dos principais fatores que afetam a comercialização da carne em mercados Premium para a efetiva valorização da carne gaúcha e rentabilidade no campo, finaliza.


O Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio é voltado para formadores de opinião que integram o sistema produtivo gaúcho, produtores rurais, prefeitos, secretários de agricultura e meio ambiente, autoridades das macrorregiões empresários do agronegócio, profissionais, agentes do sistema financeiro, cooperativas, agroindústrias, entidades representativas, instituições de ensino e pesquisa e mídia regional. A iniciativa conta com o patrocínio do BRDE, SOUZA CRUZ, Empresa gaúcha de Rodovias – EGR, Fasolo Consórcios e L&Z Contabilidade, apoio técnico da EMATER/RS e parceiros institucionais a EMBRAPA, Associação Rural de Santa Maria, Sindicato Rural de Santa Maria, , Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Secretaria da Agricultura do RS e Câmaras Setoriais/RS, Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do RS e FEPAM, Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios, OCERGS, TECNOSINOS e mídias parceiras o PORTAL AGROLINK e REVISTA AGRODBO.



Solenidade de Abertura Oficial – 14h00

I PAINEL

HOLDING RURAL: UM MECANISMO EFICAZ PARA A PROTEÇÃO PATRIMONIAL, REDUÇÃO TRIBUTÁRIA E PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO.


Convidados:

ALEXANDRE JAENISCH MARTINI - Vice-Presidente Jurídico da Associação Rural de Santa Maria, Sócio-fundador do MMT Advogados Associados.


FELIPE JOSÉ TONEL DE MEDEIROS - Sócio-fundador do MMT Advogados Associados.


Perguntas e Respostas - Espaço Interativo com os participantes.


I I PAINEL

PROGRAMA GESTÃO SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR

Convidado:

PEDRO URUBATAN NETO DA COSTA - Engenheiro Agrônomo, Extensionista do Escritório Regional da EMATER/RS de Santa Maria.


Perguntas e Respostas - Espaço Interativo com os participantes.


I I I PAINEL

PERSPECTIVAS PARA O MERCADO DA CARNE BOVINA - ENTRAVES E OPORTUNIDADES

Convidado:

FÁBIO SCHULER MEDEIROS - Gerente Sênior Nacional do Programa Carne Angus Certificada da Associação Brasileira de Angus, Doutor em Produção Animal – Qualidade da Carne (UFRGS).


Perguntas e Respostas - Espaço Interativo com os participantes


INFORMAÇÕES GERAIS:


Data: 24 de julho de 2018

Credenciamento: 13h30 – Inscrições Antecipadas – Entrada Franca

Horário do evento: Das 13h30 às 16h30

Solenidade de Abertura Oficial: 14h00

Local: Sindicato Rural de Santa Maria Rua Appel, nº 475 - Bairro Nossa Senhora de Fátima

Telefone (55) 3217-4790



Informações Escritório Municipal da EMATER/RS em Santa Maria:

Telefone – ( 55) 32217961 com Guilherme Godoy dos Santos


Informações I-UMA:

Telefone (51) 3224-6111 | e-mail agrocircuito@i-uma.edu.br

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page