Please reload

Posts Recentes

Circuito 2017

April 10, 2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

AGROSEMINÁRIO: Sustentabilidade e competitividade são o grande desafio da agropecuária brasileira

December 5, 2019

Pacote para o sucesso do setor precisa incluir assistência técnica, inovação tecnológica e conectividade


Na semana em que se comemoram os 71 anos da Extensão Rural do Brasil e o Dia do Extensionista Rural (06 de dezembro), o Distrito Federal sedia uma série de eventos para debater sobre o cenário do agro em 2019 e as perspectivas para 2020.

 

Um desses eventos foi a 4º edição do AgroSeminário Brasília, realizado na tarde desta quarta-feira (04), promovido pelo Instituto de Educação no Agronegócio (I-UMA), e que reuniu lideranças e especialistas do setor em um amplo debate sobre sustentabilidade e uso de novas tecnologias na agropecuária brasileira. 

 

Na abertura do evento, o presidente do I-UMA, José Américo da Silva, destacou que este é o melhor momento para trazer para o centro de decisões do País uma agenda positiva de competitividade e sustentabilidade para o setor. “Sabemos que as principais variáveis que influenciam a competitividade do agronegócio são o mercado internacional, os investimentos em tecnologia e inovação, a otimização dos recursos e a sustentabilidade do produtor no campo, que tem o desafio de produzir maior quantidade, com mais qualidade, menos custo e de forma cada vez mais sustentável. A proposta deste seminário é analisar o cenário do agronegócio na busca e na proposição de alternativas com o compromisso de desenvolvimento socioeconômico sustentável”.

 

Representando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o diretor do Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária, Luís Cláudio Rodrigues de França disse que não possível falar em competitividade e sustentabilidade sem falar de inovação. “Sem dúvida a agricultura brasileira se tornou um eixo estratégico para o mundo inteiro, garantindo segurança alimentar para um bilhão de pessoas em mais de 160 países, e o Ministério da Agricultura tem o desafio de melhorar o acesso à tecnologia e à assistência técnica para os pequenos agricultores brasileiros para que eles possam entrar no sistema produtivo como a grande agricultura comercial faz”.

 

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Alceu Moreira ressaltou que o sucesso da agricultura, a capacidade de investimento em tecnologia, inovação, manejo e assistência técnica estão diretamente ligados à renda. “Quando aprendermos a ser um corpo só, trabalhar a lógica da responsabilidade e a cooperatividade na cadeia produtiva seremos um País grande na competitividade”.

 

Para Cleber Soares Oliveira, diretor de Transferência de Tecnologia da Embrapa, se os produtores brasileiros tivessem acesso à inovação tecnológica e assistência técnica, o país dobraria a produção de quase todos os produtos agrícolas. “O grande desafio é fazer com que 85% dos nossos produtores rurais, o que corresponde a mais de 3,5 milhões de propriedades, alcancem inovação social. Não é assistencialismo, é ter acesso ao conhecimento, tecnologia e assistência técnica para melhorar a produção e torná-la mais competitiva para atender às novas perspectivas do consumidor e às novas demandas do mercado”.

 

O presidente Ademar Silva Jr., concluiu dizendo que o desafio da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) é fazer com que o conhecimento e a tecnologia desenvolvida no País cheguem ao homem do campo. “A Anater tem o desafio de fazer chegar a assistência técnica a esses mais de 3,5 milhões de produtores e para isso está estabelecendo parcerias para qualificar e equipar os extensionistas rurais de todo o País para que possam levar ao campo a inovação tecnológica que vai promover, realmente, esse salto de qualidade e produtividade. A Agência também está atuado fortemente nas ações de apoio ao cooperativismo, importante ferramenta para fazer com que o produtor consiga acessar o mercado”.

 

Em sua quarta edição, o AgroSeminário Brasília foi mediado professor Dr Júlio Barcellos.

 

_________________________________________
Assessoria de Comunicação ANATER
Jornalista Responsável: Jerusia Arruda
Telefone: (61) 3521-5801
Facebook: www.facebook.com/anater.org
Twitter: https://twitter.com/Anaterorg
Instagram: www.instagram.com/anaterorg
Flickr: flickr.com/photos/anater
www.anater.org

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Central de Atendimento I-UMA

Telefone: 51 3224 6111 3239-8958

Segunda a Sexta das 08:30 às 18:00

E-mail: i-uma@i-uma.edu.br

Av. Ipiranga, 40 Sala 1804 Trend Offices Bairro: Praia de Belas | Porto Alegre/RS | Brasil
CEP : 90.160-090


Copyright 2017. © Instituto Universal de Marketing em Agribusiness – I-UMA Direitos Reservados - All Rights Reserved - Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do I-UMA. A violação dos direitos autorais caracteriza-se como crime incurso no art. 184 do Código Penal, assim como nos arts. 105 e 108 da Lei 9.610, de 19/02/1998.